Notícias da invasão russa

Rússia diz ter tomado duas cidades, e Ucrânia alega ter contido o avanço em Kiev; países iniciam diálogo nesta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Segundo o governo ucraniano, 352 civis foram mortos, incluindo 14 crianças. 422 mil já deixaram o país. Após Putin colocar equipes de armas nucleares em posição de alerta, ministro do Reino Unido diz que fala do presidente russo é distração.

A guerra na Ucrânia entrou nesta segunda-feira (28) em seu quinto dia com a tomada de duas cidades por tropas russas, segundo o divulgado pela agência russa Interfax, e cuja fonte é o Ministério de Defesa da Rússia (as cidades são Berdyansk, na costa do Mar de Azov, e Enerhodar). Segundo o governo da Ucrânia, militares do país conseguiram conter o avanço de tropas russas na capital Kiev.

O dia também começo com sanções da União Europeia ao Banco Central russo. Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, as restrições incluem uma proibição de transações com o instituto financeiro.

Para esta segunda-feira (28), a maior expectativa é para um encontro entre as comitivas da Ucrânia e da Rússia. O intuito da reunião é negociar a possibilidade de uma interrupção das agressões russas. É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da invasão, no dia 24 de fevereiro.

Antes de o encontro começar, o Vaticano disse, inclusive, estar pronto para "facilitar o diálogo" entre os dois países para acabar com a guerra. Já o líder espiritual tibetano Dalai Lama disse que estava "profundamente entristecido" pelo conflito e pediu "compreensão mútua".

De acordo com as autoridades ucranianas, o número total de civis mortos até agora é de 352, incluindo 14 crianças — e 422 mil já deixaram o país.

·                     MINUTO A MINUTO: Acompanhe a cobertura ao vivo

Armas nucleares em posição de alerta

Neste domingo (27), Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que colocou equipes de armas nucleares em posição de alerta. Segundo a agência de notícias Reuters, ele tomou a decisão depois de ouvir declarações que considerou agressivas de representantes dos países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Para o ministro do Reino Unido, entretanto, a fala do russo é distração. "O objetivo é disfarçar que suas tropas não estão progredindo na Ucrânia", disse o ministro de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, nesta segunda-feira (28).

Tribunal Penal Internacional

A Ucrânia protocolou um processo contra a Rússia no Tribunal Penal Internacional, em Haia, disse no Twitter o presidente Volodymy Zelensky, neste domingo (27). "A Rússia deve responder por ter manipulado a noção de genocídio para justificar a agressão. Nós exigimos uma decisão urgente para pedir que a Rússia pare com as atividades militares agora e esperamos que o processo comece na semana que vem", escreveu ele.

Além disso, forças ucranianas começaram a enfrentar tropas russas nas ruas de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, disse o governador Oleh Sinegubov.

Anonymous

O grupo hacker-ativista Anonymous anunciou que está em andamento um "cyber ataque contra a Rússia". De acordo com o perfil da organização, a TV estatal russa foi hackeada e está transmitindo "a realidade do que está acontecendo na Ucrânia". O governo ucraniano conta com voluntários para travar uma guerra cibernética contra os russos.

Neste domingo, a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom informou que o maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, fabricado na Ucrânia, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev (leia mais sobre a aeronave).

E a polícia deteve neste domingo mais de 2 mil pessoas em protestos contra a guerra realizados em 48 cidades da Rússia. Desde o início da invasão à Ucrânia, nesta quinta, mais de 5,5 mil pessoas foram presas em diversas manifestações, de acordo com o grupo OVD-Info, que há anos documenta a repressão à oposição russa.

Brasil

Na tarde de domingo, o presidente Jair Bolsonaro postou em uma rede social que 39 pessoas, das quais 37 brasileiros e dois uruguaios, chegaram à Embaixada do Brasil na Romênia. Eles haviam sido transportados de trem de Kiev. "Estão todos bem e em segurança", afirmou Bolsonaro.

O jogador de futebol brasileiro Felipe Pires, atleta do Dnipro, disse que teve de pagar para deixar a Ucrânia pela fronteira com a Romênia, porque o governo ucraniano não estava autorizando a saída de homens do país, independentemente da nacionalidade..

Resumo dos últimos acontecimentos:

·                     O governo da Ucrânia informou, na tarde deste domingo, que as negociações com a Rússia já começaram.

·                     Putin colocou equipes de armas nucleares em posição de alerta.

·                     Bilionários russos pediram o fim de guerra na Ucrânia.

·                     G7 disse que Ocidente cortou alguns bancos de sistema internacional de pagamentos Swift.

·                     Embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield afirmou que a ordem de Putin mostra que o líder russo está escalando o conflito de uma maneira que é inaceitável.

·                     O presidente da Ucrânia disse que delegação do país vai encontrar os russos sem pré-condições.

·                     Israel se ofereceu para intermediar as negociações entre a Ucrânia e a Rússia.

·                     União Europeia começou a fornecer quantidades 'significativas' de armas à Ucrânia.

·                     O Conselho de Segurança aprovou a realização de uma reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira (28); o Brasil votou a favor.

·                     A União Europeia aprovou envio de caças à Ucrânia. Ainda não está claro quando eles serão enviados.

Fonte g1